ORGANIZE SEUS ITENS

A principal atitude no processo de otimizar o espaço físico da sua casa é organizar os seus itens, entendendo exatamente qual é a função de cada objeto e dividindo-os em três grupos: o que fica, o que vai ser doado e o que vai direto para o lixo.

Sim, ao começar esse exercício, você vai se impressionar com a quantidade de itens que são acumulamos sem razão — é super importante iniciar a mudança a partir dessa separação, deixando em casa só aquilo que é necessário e importante.

ENVOLVA TODO MUNDO

Se você não mora sozinho, lembre-se que esse processo deve ser vivido por todo mundo da sua casa, já que, no dia a dia, você não é a única pessoa a sentir falta de um ambiente mais organizado — e, também, porque muitos objetos são dos outros moradores.

Que tal transformar a organização em um processo divertido e um momento para juntar todo mundo? Assim, ninguém corre o risco de decidir jogar fora alguma coisa que é importante para o outro!

PENSE POR CÔMODOS

Uma boa tática para descobrir como otimizar os espaços da sua casa é pensar em uma dinâmica de cômodos. Essencialmente, cada parte da casa tem uma função principal.

O segredo, então, é guardar no cômodo específico os objetos e móveis que têm a ver com o espaço, e que serão utilizados com maior frequência ali. Assim, é mais fácil entender quais espaços estão subaproveitados e aqueles cantos importantes para circulação e convivência.

MUDE OS HÁBITOS

De nada adianta passar um bom tempo estudando as melhores formas de organização e otimização do espaço se, em poucos meses, tudo vai voltar a ser como era antes. Nesse sentido, uma mudança de hábitos é sempre bem-vinda.

Adote pequenas mudanças na rotina da casa, instituindo uma cultura mais organizada e evitando o acúmulo de bens desnecessários. Assim, é muito mais fácil aproveitar os espaços.

ALUGUE UM UM BOX EM UM SELF STORAGE

Por fim, nesse processo, sempre nos deparamos com os objetos que parecem sem espaço na nossa casa, mas que não devem também ser descartados. Um móvel que não combina com a decoração atual, pastas com documentos importantes mas sem uso imediato, roupas pesadas de inverno (em pleno verão). Uma ótima alternativa é armazenar esses objetos em um self storage, que oferece espaços individuais e super seguros. Boa ideia, não?

Guardex Self Storage de Salvador tem boxes de vários tamanhos para atender a necessidade de espaço de cada cliente. O contrato é simples, sem burocracia e o cliente só paga pelo espaço e tempo que precisar.

Viu só como é simples cuidar bem da sua casa e aproveitar cada pedaço do seu espaço físico? Está esperando o quê? Coloque essas mudanças em prática e sinta a diferença no seu dia a dia, no seu ânimo e até no seu humor. Vai valer a pena!